Notícias

Mostra de música erudita no teatro do Sesi Campinas traz Yamandu Costa e Arthur Moreira Lima

24/08/2016teatro do Sesi Campinas Amoreiras será uma das 15 unidades da instituição a sediar a "II Mostra Sesi-SP de Música Erudita", com apresentações gratuitas da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, do violonista Yamandu Costa e do pianista Arthur Moreira Lima que ocorrem, respectivamente, de 26 a 28 de agosto, sempre às 19h30. 

Dividido em quatro séries temáticas, "A Música pelo Mundo", "Compositores Nacionais", "Crossover" e 'História da Música", o evento conta ainda com um bate-papo entre o público e os grupos. Neste diálogo, os artistas revelarão as singularidades do gênero, processos de composição e os contextos e curiosidades das obras, período histórico e instrumentação. Uma oportunidade única de aproximar o público do trabalho artístico.

O Sesi Amoreiras receberá grupos da série "Crossover", na qual o foco está na troca de ideias entre o popular e o erudito. O popular no sentido de repertório conhecido e difundido, e o erudito, por outro lado, remete às composições icônicas da música de concerto. A série explora, ainda, experimentos contemporâneos na mistura de universos aparentemente distantes e a utilização de instrumentos e arranjos não usuais para cada linguagem.

Essa é mais uma proposta do Sesi-SP de promover o acesso da sociedade às diferentes expressões artísticas, difundir o conhecimento e formar público para essa vertente musical ainda distante da maioria da população. Em todo o estado, a mostra contará com 45 apresentações de 18 grupos referência na área. 

Programação em Campinas:

26/08, às 19h30 - Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Formação musical na qual predominam instrumentos de sopro e percussão, com piano e contrabaixos, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo dedica-se à difusão da música de concerto e ao incentivo de novas composições e arranjos. Seu principal papel é a divulgação e criação de repertório original, produzindo concertos sinfônicos e populares. Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria, em 1997. A Banda Sinfônica possui uma agenda oficial de apresentações gratuitas e a preços populares durante todo o ano. Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e de estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental diferenciada.

27/08, às 19h30 - Yamandu Costa 
Dotado de uma sensibilidade musical e virtuosidade fora do comum, Yamandu é hoje uma das maiores referências mundiais do violão de sete cordas e uma inspiração riquíssima para a jovem geração. É um dos artistas mais solicitados no mundo. Desde 2001, ano em que venceu o Prêmio Visa, vem conquistando os palcos, tanto como solista, quanto em formações diversas. Apresenta-se regularmente com renomadas orquestras do cenário internacional como a Orquestra Nacional da França, Orquestra de Paris, MDR Leipzig Radio Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Calgary e com regentes consagrados como Kristjan Jarvi, Kurt Mazur, Roberto Minkzuc, entre outros. 

28/08, às 19h30 - Arthur Moreira Lima - de Bach a Pixinguinha
Aclamado pela crítica mundial como um extraordinário intérprete do repertório erudito romântico, Arthur Moreira Lima apresenta um espetáculo de obras clássicas que já se tornaram populares e de composições populares consideradas clássicas. O pianista carioca é conhecido pela qualidade e diversidade de timbres do seu som e pelo virtuosismo e domínio do instrumento. Iniciou os estudos em piano ainda aos seis anos e, aos nove já tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Este espetáculo apresenta obras-primas de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Ludwig van Beethoven (1770-1827), Frederic Chopin (1810-1849), Astor Piazzolla (1921-1992), Ernesto Nazareth (1863-1934), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Radamés Gnattali (1906–1988), Luiz Gonzaga (1912-1989) e Pixinguinha (1897-1973). O artista interage com a plateia, falando sobre as peças que serão executadas na sequência, o que ajuda a descontrair o concerto, romper paradigmas e possíveis fronteiras e unir por meio da arte.


Serviço
"II Mostra Sesi-SP de Música Erudita"

Local: teatro do Sesi Amoreiras. Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas (Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias, s/n). (19) 3772-4100
Data: 26, 27 e 28 de agosto
Horário: 19h30 
Entrada: gratuita – Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Toda segunda-feira, a partir das 12h, até quarta, são liberadas as reservas para as apresentações que acontecem na mesma semana. Após esse processo, munido de documento (RG ou CPF), o espectador deve realizar a troca pelo ingresso, antecipadamente, na Secretaria Única do Sesi Campinas, quarta e quinta, das 8h às 19h30; sexta e sábados, das 8h às 16h, (no dia do evento, até as 15h).
Além da reserva online, também é distribuída uma cota de ingressos diretamente na Secretaria Única, de quarta e quinta, das 8h às 19h30; sexta e sábados, das 8h às 16h. São permitidos dois ingressos por pessoa. Os ingressos remanescentes (aqueles que não foram reservados pela internet ou que não foram retirados na Secretaria Única) são liberados 1 hora antes do início do espetáculo, no Teatro do Sesi Campinas, sem direito a escolha de assento.
Caso o evento aconteça em um domingo ou feriado, não haverá troca de ingressos. Eles deverão ser retirados até o dia anterior à apresentação.  
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES