Notícias

“Mês Carlos Gomes” reúne série de atrações culturais gratuitas em Campinas

05/09/2016 A vida e obra do compositor e maestro Carlos Gomes (1836-1896) será revistada com uma série de atividades em Campinas no mês de setembro. A programação do mês Carlos Gomes ocorre entre os dias 1º e 30 reunindo concurso de cantores líricos, palestras, concertos, apresentações de corais, entre outras atrações culturais. O evento é realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias da Cultura, Educação e Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, em parceria com entidades culturais representativas da cidade. Todas as atividades são gratuitas.
A abertura do mês comemorativo foi no dia primeiro de setembro com uma exposição,no Centro de Ciências, Letras e Artes que conta com fotos, ilustrações e partituras relativas ao celebrado compositor de óperas de Campinas. Será exposto também a gravura emoldurada do quadro “Últimos momentos de Carlos Gomes”, que a professora Rosa Arraes, do Museu de Belas Artes de Belém, ofereceu recentemente ao Museu Carlos Gomes. A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada ao longo do mês de setembro. 

Entre os destaques da programação,Concurso Estímulo Para Cantores Líricos Carlos Gomes, realizado pela Secretaria de Cultura, com curadoria do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) e apoio da ABAL Campinas. Em sua nona edição, o concurso premia a melhor voz masculina, melhor voz feminina e melhor intérprete de Carlos Gomes.

Sobre a "Semana Carlos Gomes"
A "Semana Carlos Gomes" foi instituída em Campinas pela Lei Municipal 9.152, de 1996, na semana que antecede o dia 16 de setembro, na data em que o maestro faleceu, em 1896. No entanto, devido à necessidade de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e ao vasto material deixado pelo compositor campineiro, a comissão organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro.

Mais sobre Carlos Gomes
Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para a Europa, em Milão, na Itália, onde diplomou-se.

Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, "O Guarani", estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, onde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.

Serviço:
"Mês Carlos Gomes"

Data: de 1º a 30 de setembro
Entrada: gratuita 
Confira a programação completa:carlosgomes.campinas.sp.gov.br/programacao-mes-de-carlos-gomes-2016
 
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES