Notícias

Exposição fotográfica no Iguatemi Campinas revela olhar daltônico

10/10/2016 O Iguatemi Campinas apresenta a exposição inédita "Diamond", do fotógrafo Luiz Filho, entre os dias 5 e 16 de outubro, no primeiro piso doshopping.

Por meio de um projeto que vai além da fotografia, o autor, daltônico(distúrbio da visão que interfere na percepção das cores), manifesta em arte todas as suas experiências pessoais, positivas e negativas, em relação ao nascimento de sua personalidade artística. Mesmo sem identificar todas as pigmentações, a exposição é rica em cores e sentimentos, em ensaios variados registrados com o olhar surpreendente em defesa ao daltonismo.

A mostra reúne 15 fotos, com os ensaios "White" e "Color 1, 2, 3 e 4 ". Os visitantes terão um recurso de interatividade inédito:  poderão baixar em seus smartphones o aplicativo "Exposição Diamond". Por meio de filtros, representando três graus diferentes de daltonismo, o aplicativo permitirá aos usuários fazer alterações nas suas próprias fotos para que eles possam ter a mesma percepção que os daltônicos teriam ao visualizar essas imagens.

O artista explica que os ensaios demoraram cerca de um ano para serem realizados e envolveram nove modelos. Neles, Luiz busca expressar toda a sua vida, suas percepções e dificuldades causadas pelo distúrbio, da infância até agora.

Após a permanência no Iguatemi Campinas, a exposição deverá rodar o país. 

Sobre Luiz Filho
Natural de Barra Bonita, São Paulo, Luiz Filho começou sua carreira como fotógrafo em 2012, em Campinas. No decorrer de sua trajetória profissional, percebeu que a fotografia artística e de moda é sua grande paixão. Foi então que em 2014 começou a fotografar para a filial de uma das maiores agências de modelo do Brasil e sentiu a necessidade de revelar ao mundo o seu verdadeiro olhar artístico.

Inovador, decidiu abordar e defender um assunto que era sempre oculto em sua vida. Foi entre seus quatro, cinco anos de idade que a família do artista começou a descobrir o seu daltonismo. Na época da escola primária, confundia as cores ao pintar seus desenhos. No decorrer dos anos, em sala de aula, começou a desenhar e se expressar nas artes com pinturas em preto e branco.

Serviço:
Exposição "Diamond"

Local: primeiro piso do Iguatemi Campinas. Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina - Campinas
Data: de 5 a 16 de outubro
Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 14h às 20h
Informações: www.exposicaodiamond.com.br

Fonte: assessoria de imprensa 
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES