Notícias

Sesc Campinas promove atividades sobre cinema e literatura

07/11/2016 Ficção científica é o conceito de um hipotético grupo de universos paralelos em que todas as probabilidades e combinações possíveis acontecem. E por isso, nos meses de novembro e dezembro, o Sesc Campinas aborda o tema através do uso de multilinguagens na programação de"Tecnologia e Artes, Literatura e Cinema"

Com o tema “Novas realidades – o mundo como o desconhecemos”, a programação de cinema e vídeoconta com a exibição de filmes nos quais o questionamento da existência é o centro das tramas. A programação terá mediação de Delfin, escritor e fundador do Studio DelRey de produção editorial.

Na terça-feira (1º), o inédito processo que apaga as memórias de um relacionamento fracassado é testado por um casal, e ele percebe no meio do procedimento que pode ter cometido um erro. Este é o enredo de “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, com Jim Carrey e Kate Winslet, que levou o Oscar de Melhor Roteiro Original, de autoria de Charlie Kaufman, em 2005.

Já no dia 8 de novembro, “Pleasantville – A vida em preto e branco” mostra o inexplicável transporte de um garoto solitário para dentro do seriado que assiste como fuga da realidade.

Ainda entre os destaques, na programação de literatura, haverá uma Feira de HQS e publicações independentes no dia 6 de novembro, com a participação dos escritores de histórias em quadrinhosindependentes, como Airton Marinho, Pri Wi, Wlamir Orlandeli e Douglas Utescher. Dentro das atividades formativas, desenho e narrativa com Rafael Coutinho propõe a criação de uma série de histórias curtas, com foco na construção narrativa partindo da imagem, enredo, roteiro, ritmo e diálogo, nos dias 4, 8, 11 e 18.

Finalizando as atividades do mês, Laudo Ferreira promove a criação de personagens e roteiros para uma história em HQ, para trabalhar as possibilidades de desenvolvimento de roteiro de história em quadrinhos de diversos gêneros e linhas de histórias, nos dias 25 e 26.
Programação:

01/11, às 19h30 – “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” 
(EUA, 2004, 108 minutos. Direção: Michel Gondry). Um casal (interpretado por Jim Carrey e Kate Winslet) decide passar por um processo inédito para apagarem as memórias de seu relacionamento quando ele começa a dar errado. Quando a perda começa a se fazer presente, porém, eles percebem que talvez tenham tomado a decisão errada.
Classificação etária: 14 anos
Local: teatro
Entrada: gratuita - Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento

04, 11, 11 e 18/11, das 18h00 às 21h00 - Oficina desenho e narrativa
Com Rafael Coutinho. A oficina propõe a criação de uma série de histórias curtas, com foco na construção narrativa, partindo da imagem, enredo, roteiro, ritmo e diálogo.
Classificação etária: 14 anos
Local: Sala de atividades 5
Entrada: gratuita

Até 04/12, terça a domingo, no horário de funcionamento da biblioteca
Máquina lúdica que distribui tiras de quadrinhos em branco formatadas para serem preenchidas com a criatividade do público. Criação: Marcio Ambrósio.
Local: Biblioteca
Entrada: gratuita 
05, 12 e 19/11, das 13h00 às 16h00 - Tiras de HQ: tirando ideias
Com Eder Santos. A oficina possibilita a vivência no processo de criação de uma tira de HQ e seus elementos básicos, desde a linguagem, até o uso do material utilizado para sua confecção e finalização.
Classificação etária: 14 anos
Local: Sala de atividades 6
Entrada: gratuita

06/11, às 12h00 - Feira de HQS e publicações independentes
Participação de Airton Marinho, Pri Wi, Walmir Orlandeli, Douglas Utescher, Renata C B Lzz, Samuel Sagio, Fernando Barone, Doug Lira, Camilo Solano, Pedro Netto, Will Sideralman, Daniel Esteves, Grupo Red Door HQs e Ricardo Foganholo Pavan. Desenho e narrativa
Classificação etária: livre
Local: Jardim do Galpão
Entrada: gratuita

08/11, das 19h30 às 22h00 – filme “Pleasantville – a vida em preto e branco”
(EUA, 1998, 124 minutos. Direção: Gary Ross). David é um garoto solitário, que foge de seus problemas através de Pleasantville, seriado em preto-e-branco no qual a vida é simples e feliz. Após uma briga com Jennifer, sua irmã mais velha, ambos são misteriosamente transportados para dentro do seriado.
Classificação etária: 12 anos
Local: teatro
Entrada: gratuita – Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento

09 e 10/11, das 16h00 às 19h00 - Escrita criativa para histórias em quadrinhos
Com Raphael Fernandes. Através de exercícios práticos de escrita e técnicas de criação, os interessados podem explorar ideias para o desenvolvimento de personagens na produção de suas histórias em quadrinhos.
Classificação etária: 14 anos
Local: Sala de atividades 6
Entrada: gratuita

De 16 a 24/11, quartas e quintas, das 18h30 às 21h30 - Escrita de ficção científica
Com Rosana Rios. A partir de um recorte de textos clássicos e modernos de ficção científica, a oficina propõe uma imersão no gênero para conduzir a criação de narrativas curtas dentro dos subgêneros possíveis.
Classificação etária: 14 anos
Local: Sala de atividades 6
Entrada: gratuita

20/11, às 15h00 - Bate-papo: A relação do artista com o mercado de quadrinhos
Com Raphael Fernandes (editor e roteirista), Marcatti (roteirista e desenhista), Eder Santos e Rubens Baquião, do grupo Hquê.
Classificação etária: livre
Local: Espaço Arena
Entrada: gratuita - Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento.

25 e 26/11, às 15h00 e 18h00 - Criação de personagens e roteiros para uma história em HQ
Com Laudo Ferreira. A oficina pretende trabalhar as possibilidades de desenvolvimento de um roteiro para uma história em quadrinhos, passando por diversos gêneros, além da busca de diferentes possibilidades de linhas de histórias.
Classificação etária: 14 anos
Local: Sala de atividades 6
Entrada: gratuita
Serviço:
Local: Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333, Bonfim – Campinas. (19) 3737 1500
Data: de 1º a 26 de novembro
Entrada: gratuita 
 
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES