Notícias

Museu do Esporte em Campinas abre ao público em janeiro

02/01/2017 O balneário do Parque Portugal, na Lagoa do Taquaral, em Campinas, agora conta com o Museu do Esporte “José Roberto Xidieh Piantoni”. O local abre para visitação pública a partir de 2 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

O espaço, que foi reformado pela Prefeitura, ficará aberto para exposições temáticas e periódicas relacionadas ao universo dos esportes e esportistas de Campinas. Na inauguração realizada no dia 20 de dezembro _ com a presença de autoriades e dirigentes de clubes, atletas de diferentes gerações e modalidades que consagraram seus nomes na história do esporte de Campinas, no Brasil e no exterior, já estavam expostas cerca de 240 peças do acervo da Secretaria de Esportes e Lazer, além de objetos importantes de acervos de clubes da cidade. Mais de 500 objetos relacionados a campeonatos e títulos internacionais, como troféus, medalhas, flâmulas, bastões de corrida, documentos, reportagens e fotografias compõem o acervo público.

O Museu do Esporte está instalado em uma edificação de aproximadamente 350 metros quadrados no prédio do balneário do Parque Portugal, atrás do ginásio de esportes. Na parte superior ao museu está o Centro de Treinamento de Lutas, local inaugurado em abril de 2016, para aulas de judô, kung fu, taekowndo, capoeira e outras modalidades.

O homenageado José Roberto Piantoni foi atleta no Clube Campineiro de Regatas e Natação, transitou por clubes de outras cidades, atuou como técnico e, em 2015, foi campeão estadual de vôlei nos Jogos Regionais do Idoso (Jori) pela seleção de Campinas. Faleceu em um acidente em maio deste ano (2016).

Serviço:
Museu do Esporte “José Roberto Xidieh Piantoni”
Local: balneário do Parque Portugal - Lagoa do Taquaral (atrás do ginásio de esportes). Av. Heitor Penteado, s/n, Taquaral – Campinas
Horário de funcionamento ao público: a partir de 2 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Entrada: gratuita

Foto: Antonio Oliveira (divulgação - prefeitura de Campinas)
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas 
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES