Notícias

Exposição Frida e eu acontece em São Paulo

09/03/2017 Em 11 de março, chega a São Paulo a exposição Frida e Eu, no Unibes Cultural, localizado nos Jardins. Totalmente interativa e com foco no público infantil, a mostra aborda a vida e a obra da artista mexicana Frida Kahlo, mundialmente conhecida por seus autorretratos e por expressar as cores e a cultura de seu país. Com espaço criados especialmente para o público infantil, listamos OITO motivos para você não deixar a criançada de fora dessa exposição:

1. Dividida em seis temas “Frida e o autorretrato”, “Frida e a família”, “Frida e a dor”, “Frida e Diego”, “Frida e a natureza” e “Frida e Paris”, todas as instalações foram criadas para aproximar as crianças do universo de Frida. Dá para pintar, usar a imaginação e até montar um esqueleto de espuma enquanto se aprende sobre a vida da pintora.
2. Com quebra-cabeças, identificação de sons e inúmeras sensações que poderão ser vivenciadas por lá, cada tema traz atividades específicas para os pequenos, como montar a árvore genealógica da pintora, identificar animais por meio de reprodução sonora ou ainda curtir um jogo interativo para descobrir seu “animal de alma”, de acordo com a tradição asteca.
3. Diferente de outras exposições, a mostra não traz as obras da pintora e sim ambientes elaborados para tornar a experiência das crianças com a arte em uma grande descoberta e mostrar que elas podem se divertir e aprender muito em um museu. Em “Frida e Diego”, por exemplo, o espaço aborda de forma lúdica as diferenças físicas que existiam entre o casal e o que gera essas diferenças.
4. Só para se ter uma ideia, uma das estações traz diversas almofadas espalhadas pelo chão, um cavalete adaptado, canetas esferográficas e um espelho no teto colocado na posição exata em que todos deitados consigam se ver. A partir dessa experiência, crianças e adultos poderão desenhar utilizando a mesma perspectiva de Frida em seu quarto, quando sofreu aos 18 anos um grave acidente que a deixou na cama, iniciando assim sua relação com a pintura. Um quebra-cabeça com esqueleto de espuma traz, por exemplo, as marcações dos principais pontos de dor espalhados pelo corpo da pintora, abordando questões como a dor e os obstáculos que a vida impõe.
5. A mostra contará ainda com diversas oficinas ligadas ao universo da pintora durante o período em que a exposição ficará na cidade.
6. A vida, a arte e o exemplo de superação de Frida Kahlo servem inspiração para que todos possam conhecer um pouco mais da história desta artista mexicana que foi a primeira latino-americana a ter um quadro vendido por um milhão de dólares.
7. A exposição já passou pela França, Inglaterra, Espanha, México e no Brasil, passou pelo Rio de Janeiro antes de chegar por aqui.
8. Quem quiser, pode aproveitar esse passeio, de graça, às segundas-feiras.
Trazida pela produtora Bacuri Cultural, a mostra tem curadoria de Deidré Guevara e co-realização da Unibes Cultural.

Atenção! Os ingressos custam entre R$ 12,00 e R$ 30,00 e estão disponíveis no site da Ingresso Rápido e no balcão de vendas da Unibes Cultural, de segunda a sábado, das 10h às 19h.
A meia-entrada é destinada a estudantes, idosos e professores, mas é necessária a apresentação de documento de identificação ou carteira de estudante.
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES