Notícias

MACC Campinas expõe acervo de obras desde a década de 1960

29/05/2017 Uma pluralidade de estilos e técnicas está na mostra "Linha do Tempo", em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), que mostra obras do acervo desde a década de 1960. A visitação é gratuita e segue até o dia 23 de julho.

"Desde os anos 1960, o MACC tem formatado uma coleção de suma importância no cenário artístico nacional, composto por nomes inquestionáveis da história da arte brasileira", afirma o curador Fernando de Bittencourt.

Segundo ele, por meio dos antigos Salões de Arte Contemporânea de Campinas, considerados por historiadores como os mais importantes do país, prêmios, aquisições e doações montaram um acervo que se destaca por seus artistas - muitos começaram a carreira participando e sendo premiados, compondo uma das mais valiosas coleções do interior do estado.

Nesta exposição, o público poderá apreciar obras de Evandro Carlos Jardim, Baravelli, Renina Kats, Regina Silveira, Tomie Othake, Antonio Henrique do Amaral, Ricardo Cruzeiro, Martinho Caires, Pedro Moacir Campos, entre outros nomes expressivos das artes visuais.

"O que vemos na mostra é um exemplo da diversidade técnica e experimentalismos de diversos materiais típicos da linguagem contemporânea, mostrando-nos os caminhos que estes artistas percorreram pesquisando e produzindo geniais obras de arte que até hoje encantam leigos e eruditos", detalha o curador. "Estes registros, sejam gravuras, pinturas, objetos ou fotografias, refletem todo um período e contam histórias do que se passava na cabeça dos artistas na época, explorando técnicas ou protestando, testando materiais, explorando situações inéditas e provando os limites da arte contemporânea. Separando a exposição por décadas, temos uma noção dos caminhos e materiais utilizados pelos artistas em suas respectivas gerações e suas múltiplas linguagens", conclui.

Serviço:
Exposição "Linha do Tempo - Décadas do Acervo do MACC"
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti. Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro – Campinas. (19) 2116-0346 e 3236-4716
Data: até 23 de julho
Horário: terça a sábado, das 10h às 18h; quintas, das 10h às 22h; domingos e feriados, 9h às 12h
Entrada: gratuita
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES