Notícias

Teatro do Sesi Campinas expõe obras de importantes brasileiros

06/07/2017
O projeto "Espaço Galeria Sesi-SP" apresenta até o dia 19 de agosto, no teatro do Sesi Campinas Amoreiras, a exposição “Um Presente pra Ciccillo”. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra é composta por obras de alguns dos mais importantes artistas brasileiros, entre eles Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Victor Brecheret, Flávio de Carvalho, Geraldo de Barros, e outros. A visitação é gratuita, de terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriado.

As 48 obras da exposição, entre desenhos, aquarelas e gravuras, são as mesmas que originalmente compuseram um álbum que foi elaborado especialmente para presentear Ciccillo Mattarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). Ciccillo e sua esposa Yolanda Penteado revolucionaram a arte brasileira. Juntos criaram o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Bienal de São Paulo, o Teatro Brasileiro de Comédia e a Cia Cinematográfica Vera Cruz.

O corpo principal do álbum é constituído por representantes do primeiro modernismo, do Grupo Santa Helena, da Família Artística Paulista e do Grupo dos 19, traçando um panorama da arte brasileira. O período enfocado - dinâmico, criativo e de grande otimismo - tem uma doce memória para os mais velhos e um grande apelo para os mais jovens, permitindo um amplo projeto educativo.

O álbum foi entregue em 16 de novembro de 1953, em meio à realização da II Bienal Internacional de São Paulo, por Oscar Pedroso d’Horta, que resolveu articular essa homenagem procurando dar a ela um caráter mais íntimo e carinhoso.

Esse conjunto das obras foi cedido pela Fundação Marcos Amaro para a exposição no Espaço Galeria do Sesi-SP, com o objetivo de expandir a cultura para o interior paulista.

Serviço:
Exposição “Um Presente pra Ciccillo”
Local: Teatro do Sesi Amoreiras. Av. das Amoreiras, 450 (entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias, s/n), Parque Itália - Campinas
Data: até 19 de agosto 
Horário: de terça a sábado, das 9h às 20h; exceto feriado
Entrada: gratuita
Informações e agendamento para visitas educativas: (19) 3772-4183 - caccampinas1@sesisp.org.br 
 
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES