Notícias

Pianista Sonia Rubinsky apresenta recital “De Bach a Villa”

02/08/2017 A relação entre Heitor Villa-Lobos e Johann Sebastian Bach é conhecida e comentada, mas pouco ouvida. A pianista campineira Sonia Rubinsky, que já gravou a obra integral de Villa-Lobos para piano e hoje se dedica à obra de Bach, explora as relações possíveis entre os dois autores no recital “De Bach a Villa”, que será apresentado neste sábado (5), às 20h, no Instituto CPFL, em Campinas. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 19h (dois por pessoa).

A apresentação é parte da série “Ciclo virtuoso: de Bach a Villa-Lobos (e vice versa”) do programa "Música Contemporânea" e tem a curadoria de João Luiz Sampaio e a coordenação de João Marcos Coelho.

O trabalho de Villa-Lobos nas "Bachianas Brasileiras" foi iniciado nos anos 1930, de acordo com João Luiz Sampaio. “O ciclo tinha como inspiração a música de Bach, ou melhor, a possibilidade de justapor elementos da música folclórica brasileira ao universo do compositor alemão, que ele tratava como ‘manancial folclórico universal’”, explica.

O ciclo se insere em um momento histórico específico – o do neoclassicismo e do retorno às formas do passado que orientou, nos anos 1920, diversos autores, como o russo Igor Stravinsky. Mas as Bachianas, diz Sampaio, extravasaram as condições de seu nascimento. “Nelas, afinal, está sintetizada uma questão-chave da criação chamada ‘erudita’ nacional no século XX: como conciliar a relação entre as formas herdadas do passado europeu e o olhar às manifestações regionais na busca por uma linguagem original?”, argumenta. “Em pleno século XXI, se a questão permanece, a resposta a ela já não precisa assumir ares definidores de uma estética a ser seguida. Pelo contrário, por trás dela estão múltiplos diálogos possíveis, que apontam acima de tudo para a diversidade de referências que devem ser levadas em conta na compreensão de nossa identidade. Multiplicidade e diversidade que estão representadas não apenas no trabalho dos autores mas também na linguagem pessoal dos intérpretes – e que pautam esse módulo”, diz o curador.

Serviço:
Recital “De Bach a Villa” - pianista Sonia Rubinsky
Local: Instituto CPFL. R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000
Data: 5 de agosto
Horário: 20h
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES