Notícias

MACC expõe obras do artista Gilberto Salvador

08/08/2017 O artista plástico Gilberto Salvador, conhecido por sua ousadia ao manifestar, em obras públicas, sua postura politica e reflexões nas questões ambientais, inaugura nesta quinta-feira (10) a exposição “Água + Forte”, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). A mostra permanece aberta para visitação até 15 de outubro, com entrada gratuita.

O Salão de Arte Contemporânea de Campinas teve grande importância na história das artes nas décadas de 1960 e 1970, e juntamente com o Salão Nacional no Rio de Janeiro e a Bienal de São Paulo, foi um marco na produção de artes plásticas no país, qualificando as referências mais expressivas deste período. Presença constante neste acervo, o museu convidou o artista plástico para realizar a mostra individual “Água + Forte”, que leva o subtítulo “Vida”.

A curadoria, feita pelo artista, selecionou um núcleo de gravuras em metal de grandes dimensões sobre a temática da água, um conjunto de monotipias referenciais às gravuras, um conjunto de aquarelas e uma instalação denominada “Swimming Pool”. A mostra abrangerá toda área expositiva do Museu.

Não é a primeira vez que Gilberto Salvador tem suas obras expostas em Campinas. Em 2014, inaugurou a escultura "Vitória Régia", na Pedreira do Chapadão, que está no local até hoje.

Arquiteto e professor universitário, Gilberto Salvador destacou-se por seu espirito inquieto, pela inovação formal e por uma singular ousadia ao colocar as questões estéticas embasadas num sólido conhecimento das questões sociais e ecológicas. Desta maneira, muito jovem, realizou uma série de trabalhos utilizando ícones da sociedade de massa, oriundos das histórias em quadrinhos e da comunicação comercial, mas de manifesto caráter critico, que causou comoção por seu conteúdo politico e formal.

O artista avançou nas áreas da pintura, da escultura, da aquarela e da gravura, realizando uma profunda reflexão sobre as questões ambientais, sendo um brasileiro na busca da consciência ecológica e no entendimento do nosso mundo como um ser vivo e de habitantes interdependentes.

Serviço:
Exposição “Água + Forte”, de Gilberto Salvador
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Av. Benjamin Constant, 1.633, Centro – Campinas
Data: de 10 de agosto a 15 de outubro
Horários: quinta (abertura), das 10h às 22h. A partir do dia 11/08 - terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 9h às 12h
Entrada: gratuita 
Informações: (19) 2116-0346 e (19) 3236-4716
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES