Notícias

Encontro de Cultura Indígena de Campinas e Região

31/08/2017 O I Encontro de Cultura Indígena de Campinas e Região vai movimentar aEstação Cultura entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. Cerca de 25 etnias participam da programação que irá reunir danças tradicionais, palestras, oficinas, shows e desfile com artistas indígenas, além de feira de artesanato que ocorre em parceria com o Mercado Mundo Mix, a maior feira de economia criativa do país.

O evento será dividido em duas etapas. A primeira é direcionada à formação de professores das redes municipal e estadual de ensino. A segunda compreende as manifestações culturais e inclui a realização da II Feira de Cultura Indígena de Campinas.

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, haverá uma programação direcionada à formação de educadores, com debates acerca da demarcação das terras indígenas. Também será abordada a organização dos indígenas que vivem em contexto urbano. 

Os comunicadores e militantes Anapuaka Muniz Tupinambá (RJ) e Daiara Tukano (DF), da Rádio Yandê, irão ministrar uma oficina de Etnomídia, direcionada ao empoderamento dos povos indígenas e tradicionais a partir de ações comunicacionais.Já a  artesã Patrícia Aymara (SP) conduz oficina sobre os saberes tradicionais indígenas aplicados nas brincadeiras infantis. A atividade é voltada para educadores e pais. As inscrições para as duas oficinas são gratuitas e as vagas limitadas. Também durante a formação, o indígena Djair Terena fala sobre o uso das ervas medicinais na medicina tradicional indígena e ensina algumas formas de uso.

A Rede de Apoio Kariri Xocó abre o ciclo de palestras na quinta-feira (31) com um relato sobre a experiência da articulação indígena em Campinas. Em seguida, o educador Leno Ricardo Vidal apresenta o projeto educacional que desenvolve junto à comunidade Pankararu, no Real Parque, em São Paulo. Benilda Kadiwéu, de Campo Grande (MS), narra sobre a realidade urbana e a organização dos indígenas de Mato Grosso do Sul, e a professora da Unicamp, Alik Wunder, aborda a atuação dos profissionais da educação junto à temática indígena.

Fim de semana - artesanato, danças, shows... 

Na programação do Encontro está a II Feira de Cultura Indígena de Campinas, que será realizada no fim de semana, dias 2 e 3 de setembro, em conjunto com o Mercado Mundo Mix Indígenas. Durante todo o final de semana, 25 etnias que vivem em Campinas, São Paulo e em outras localidades, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Belém do Pará, Minas Gerais, litoral de São Paulo, entre outros, irão expor artesanatos e oferecer pintura corporal.

Serão cerca de 70 expositores de moda e decoração, além de 25 operações no Food Park, com diversas opções da tradicional gastronomia indígena, baseada em ingredientes como farinha de mandioca, peixe, mariscos e carne vermelha. Entre os destaques dos trucks estão o escondidinho de carne seca, a panceta assada com moqueca de banana-da-terra e o peixe assado na brasa na folha de bananeira, especialidade do chef Marcelo Reis do projeto "Saberes e Sabores".

Haverá ainda, no sábado, o desfile de moda e shows com o grupo OZ Guarani (SP) e o cantor indígena Lino Huaman, da etnia Quechua, do Peru.

Durante o evento ainda é possível se informar sobre as etnias participantes e conhecer danças tradicionais, como o Praiá, dança sagrada que será apresentada pelo povo Pankararu. A iniciativa é do grupo independente EtnoCidade, de Campinas, em parceria com o Programa Índios na Cidade da ONG Opção Brasil, de São Caetano do Sul e a Rede de Apoio kariri Xocó, com apoio da da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura.

02 e 03/09 - Venda de artesanato indígena
O respeito à memória e identidade indígena passa por fortalecimento de seu patrimônio material ligado a natureza e aos rituais. A produção de artesanato integra a arte indígena e conexão com a natureza e rituais. O artesanato é fruto de trabalho e sua comercialização colabora com o desenvolvimento da comunidade, a manutenção de sua cultura e é uma oportunidade de conhecer e revitalizar seus conhecimentos. Ao comprar uma peça de artesanato o visitante leva para casa o conhecimento e a memória indígena e cria oportunidade econômica de manutenção de seu legado. Estarão presentes 22 etnias diferentes.

02/09, 09h30 - Dança do Toré (dança tradicional indígena) 
O Toré é uma dança ritualística em comemorações e encontros por diversas etnias indígenas. Neste encontro, as diferentes etnias se conectam como uma grande nação indígena, celebram a amizade e o passado histórico comum. 
Calçadão da rua 13 de Maio (em torno das 9h30)

02/09 - 14h00 - Praiá: Dança Sagrada do povo Pankararu 
Nesta dança ritualística o povo Pankararu realiza uma dança com mascaras e vestes sagradas de malha de oricuri. A dança tem caráter religioso e de orientação para guardar a tradição através de cuidados com sementes que são transmitidas de geração à geração. Os dançadores são conhecidos como encantados e guardam os segredos ritualísticos. A dança envolve um conjunto de regras relacionados a purificação física e espiritual.

02/09 - 17h30 - Desfile de Moda 
A designer de moda Benilda Vergilio apresenta sua criação em roupas, acessórios e pintura corporal ligada à tradição do povo Kadiwéu. Ligando a tradição ao mundo contemporâneo o trabalho desta designer quebrar os preconceitos e estereótipos e traduz para a cultura de seu povo para o contexto urbano sem deixar de lado as relações com o cotidiano da aldeia e seus significados sociais, culturais e espirituais.

02/09 - 19h00 - Show de Rap do Oz Guarani 
Rimas rápidas que misturam o idioma Guarani e o português fazem do Rap do grupo Oz Guarani uma expressiva integração entre a vida comunitária indígena e a cidade de São Paulo. Ao chamar a atenção para a desigualdade social e a luta dos povos indígenas os Guerreiros da Aldeia Jaraguá (SP) realizam uma hibridação que permite enaltecer sua experiência de resistência sem deixar de tratar das dificuldades que seu povo enfrenta enquanto aldeia urbana.

03/09, às 14h00 - Show Lino Humman 
A tradição musical do Povo QuéChua também será garantida pelas flautas mágicas e o som de encantamento do músico Lino Humman.

Serviço:
I Encontro de Cultura Indígena de Campinas e Região - Mercado Mundo Mix Indígenas
Local: Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro - Estacionamento gratuito com entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial - Campinas
Data: de 31 de agosto a 3 de setembro
Horário das atividades no fim de semana: das 12h às 20h
Entrada: gratuita
Inscriçõespara oficinas e palestras: acesse o link
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES