Notícias

Ópera "A Flauta Mágica" se apresenta no Theatro de Paulínia

27/09/2017ópera "A Flauta Mágica", do genial W. A. Mozart (1756-1791), que tem atravessado séculos com o mesmo encantamento, será apresentada no Theatro Municipal de Paulíniaentre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Sob a batuta da regente Cinthia Alireti, a produção tem participações da Orquestra Sinfônica da Unicamp, da Ópera Estúdio Unicamp, do Coral Unicamp Zíper na Boca e do Coro Contemporâneo de Campinas. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do início do espetáculo.

Além da importância artística para a universidade, o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic) inicia um projeto que pretende tornar suas produções mais acessíveis ao público com deficiência. Todas as récitas contam com recursos de acessibilidade, como legenda em português brasileiro atual, que irá proporcionar uma leitura ágil e aproximar o público do texto da ópera – pensada originalmente para atender ao público surdo. Esta legenda acabou por se tornar um recurso de universalidade para a produção artística. Haverá, também, entrada acessível e reserva de lugares para pessoas com deficiência visual, em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida.

"A Flauta Mágica" foi uma das últimas obras escritas por Mozart, em 1791, dois meses antes de sua morte, enquanto escrevia o "Réquiem", e já se encontrava com saúde debilitada e afligido por grande dificuldade econômica. Mesmo assim, compôs uma peça considerada marco na antologia operística.

Em dois atos, com libreto alemão de E. Schikaneder, trata-se de um Singspiel alemão, gênero musical típico da época, cuja maior característica é a alternância de trechos musicais com o diálogo falado em vez do cantado, além da presença de personagens da cultura popular, como Papageno e Papagena.

Segundo o diretor do Ópera Estúdio Unicamp, Angelo Fernandes, a peça foi influenciada pelos ideais iluministas que buscavam uma maior valorização da visão de um mundo racional, no qual a sabedoria aparecia como elemento fundamental para que houvesse justiça e igualdade entre os homens. "Trata-se de uma ópera de formação que procura ilustrar as dificuldades pelas quais o homem precisa passar para deixar as trevas do pensamento medieval em direção à luz iluminista".

Fernandes destaca ainda que este tipo de realização é bastante rara no âmbito acadêmico no Brasil. "O projeto de montagens de óperas tem contribuído enormemente com a formação dos alunos de canto da Unicamp que hoje são destaques no cenário lírico nacional, como também em diversos cursos de pós-graduação em Performance nos Estados Unidos e na Alemanha. Além de contribuir com a formação dos estudantes de canto, as montagens colocam a Orquestra Sinfônica da Unicamp em um outro patamar, uma vez que poucas orquestras brasileiras não especializadas neste repertório lírico apresentam óperas na íntegra", afirma.

Serviço:
Ópera: “A Flauta Mágica”
Local: Theatro Municipal. Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil 500 – Paulínia. (19) 3933-2140
Data: 28, 29 e 30 de setembro e 1º de outubro
Horário: quinta a sábado, 20h; domingo, às 18h
Entrada: gratuita - Retirada de ingressos com uma hora antes do início dos espetáculos
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES