Notícias

MinC começa treinamento

10/05/2013
Nesta segunda-feira (6/05) foi realizado o primeiro treinamento da nova versão do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Através desta nova versão do sistema o proponente poderá inscrever sua proposta e acompanhar todas as etapas, desde a aprovação até a prestação de contas.

Durante a primeira oficina o auditório ficou lotado, mais de 200 produtores culturais da região tiveram acesso à nova ferramenta que foi bem recebida pelos usuários. "Nesta nova versão, na medida em que a gente vai executando vai prestando contas também e se consegue enxergar o projeto como um todo. É bem mais interessante e mais seguro", afirmou o produtor cultural Elvio Gonçalves dos Santos.

A nova versão do SalicWeb foi uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), realizada pela Secretaria de Fomento e Incetivo à Cultura (Sefic/MinC) em parceria com a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoa/MinC).

"O novo SALIC WEB marca de forma definitiva os avanços que estamos implementando em busca de uma maior governança na gestão da Lei Rouanet. Teremos mais agilidade e maior segurança no acompanhamento e fiscalizações dos projetos culturais que são realizados com incentivos fiscais", destacou o secretário de fomento e incentivo à cultura, Henilton Menezes.

Prestação de Contas Informatizada

Uma das principais novidades é que a prestação de contas pode ser informatizada. "Vai ser muito melhor agora o acompanhamento dos projetos. Com a prestação de contas sendo realizada junto com a execução irá evitar muitos erros que só eram percebidos na finalização. Economiza tempo, pois não precisa mais enviar os documentos por correio, basta escaneá-los", avalia a proponente Tatjane Garcia.

O tempo de resposta para as demandas deve ser reduzido já que o MinC vai poder acompanhar a execução em tempo real. Caso apareça alguma inconsistência será possível uma intervenção imediata, numa atuação preventiva. Todas as comprovações financeiras e físicas, solicitações de readequação, fiscalização e acompanhamento do projeto passam a se dar de forma eletrônica.

O novo sistema também trará melhor navegabilidade. As novas funcionalidades de gerenciamento fazem com que o antigo espaço do proponente se transforme em um escritório virtual. Essa medida permite ao proponente fazer a gestão do projeto via sistema, dispensando controle paralelo e em muitos casos, a contratação de consultoria para a execução do projeto.

Oficinas de Capacitação

Nos próximos 3 meses o MinC vai oferecer oficinas nas cinco regiões do país, tanto aos proponentes como também aos pareceristas. Para uma adaptação mais fácil às novas funcionalidades, o MinC produziu manuais de operação em linguagem de fácil entendimento. A previsão é de que o antigo sistema saia do ar no início de setembro. A recomendação é de que os usuários já passem a utilizar a nova ferramenta, para que não tenham dificuldade de inserir as informações no novo Salic. O endereço da nova plataforma é .

Cronograma das Oficinas e Planilhas Explicativas
Apresentação do secretário Henilton Menezes

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail salic@cultura.gov.br ou pelo telefone (61) 2014-2115.

Fonte: https://www.cultura.gov.br
Para visualizar a matéria completa clique aqui
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES