Notícias

Salão Internacional de Humor acontece em Piracicaba

05/09/2016 A 43ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba começou no sábado, 27 de agosto, com a solenidade de premiação dos trabalhos. A charge do cartunista iraniano Alireza Pakdel foi a vencedora do Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro, o prêmio máximo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Pakdel retratou em seu trabalho o drama dos refugiados que deixaram o Oriente Médio em direção à Europa e não chegaram ao seu destino.

Os vencedores nas categorias principais foram Ronaldo Cunha Dias, do Brasil (Cartum); Nasrin Abdosheykhi, do Irã (Caricatura), e Mohamad Ali Khoshkam, do Uzbequistão (Tira/HQ). Nos temáticos, Rafael Corrêa, do Brasil, venceu o Prêmio Águas do Mirante; Shankar Pamarthy, da Índia, o Prêmio Câmara de Vereadores; Norbert Van Yperzeele, da Bélgica (Prêmio Mobilidade), e Darko Drljevic, de Montenegro (Prêmio Saúde Unimed). O prêmio Alceu Marozzi Righeto ainda será escolhido por júri popular.

Este ano foram selecionadas 426 obras entre 2.773 enviadas por 494 artistas de 57 países. Das 426, 157 são cartuns, 93 caricaturas, 56 charges, 55 tiras/histórias em quadrinhos. Os vencedores de cada modalidade foram escolhidos por uma comissão julgadora.

O evento tem como objetivo incentivar e valorizar os trabalhos artísticos feitos em cartum, charge, caricatura e tiras, além de promover exposições em vários espaços culturais da cidade. A atração segue até o dia 12 de setembro, no Parque Engenho Central, com visitação de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Atrações
Além da mostra, o evento promoverá o Seminário Internacional "Humor e Movimento para uma infância feliz", o Espaço "Humor e Movimento", a 5ª edição da Caminhada com Humor e a 14ª edição do Salãozinho de Humor, concurso que premia as melhores obras feitas em cartum, charge, caricatura e tiras de estudantes de todo o país.

A 5ª Caminhada com Humor será no dia 11 de setembro, a partir das 7h30, no próprio parque. A atividade é aberta ao público e ter como objetivo confraternizar e conscientizar sobre a importância da prática do exercício físico e do bom humor no dia a dia.
O seminário "Humor e Movimento para uma infância feliz", voltado para educadores de escolas da região de Piracicaba, professores e alunos da graduação em educação física e público interessado no tema, será realizado no dia 12, às 19h, no Teatro Erotides de Campos

Já a 14º edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba terá 225 trabalhos em exposição, entre 3169 trabalhos inscritos, de várias cidades brasileiras. Das obras que estarão expostas, 25 são esculturas.

O evento procura difundir o desenho como instrumento de conhecimento, mediado pelas relações entre a arte e educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o universo do humor gráfico.

O 14º Salãozinho recebeu 3.169 desenhos de estudantes entre 7 e 14 anos das redes municipal, estadual e particular de ensino, de dez cidades do Estado de São Paulo; também de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Os três primeiros lugares em cada uma das duas categorias em disputa receberão prêmios.

O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e pelo Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU).

Serviço:
43ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e 14ª edição do Salãozinho de Humor
Local: Parque do Engenho Central. Av. Maurice Allain, 454 – Piracicaba
Data: até 12 de outubro
Horário de visitação: terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Visitação - gratuita

5ª Caminhada com Humor
Local: Parque do Engenho Central
Data: 11 de setembro
Horário: 7h30
Entrada: gratuita

Seminário "Humor e Movimento para uma infância feliz"
Local: Teatro Erotides de Campos do Engenho Central - Piracicaba
Data: 12 de setembro 
Horário: 19h às 21h30
Entrada: gratuita - A inscrição pode ser feita no site institutoarcor.org.br/seminario  até o dia 6 de setembro
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES