Notícias

Mais da metade dos brasileiros associam bem-estar e saúde mental com acesso à cultura

17/01/2024 cultura e bem estarEm uma pesquisa recente realizada pela Fundação Itaú/Datafolha, foram ouvidas 2.405 pessoas de todas as regiões do País, com idade entre 16 e 65 anos, em que 54% dos entrevistados apontou que programas culturais são a atividade que mais lhes proporcionam bem-estar.

Segundo Marco Antônio Cruz Filho, Produtor Executivo da D’color Produções Culturais, esse dado pode estar relacionado ao fato da cultura proporcional uma forma de refúgio dos problemas do dia a dia. “A conexão gerada pelo teatro, música, literatura e artes em geral proporciona as pessoas uma rica gama de experiências, que é vital para a formação de sua identidade e desenvolvimento intelectual”, explica.

A escolha por projetos artísticos e culturais esteve à frente inclusive de outras atividades de lazer como parques, praias, passeios e igrejas, que somaram a preferência de 19% dos entrevistados, seguidos de atividades físicas que reuniu 17% das respostas.

Saúde mental

arquivo sem legenda ou nomeOutro apontamento feito pela pesquisa demonstra que o acesso à cultura também proporciona resultados positivos na saúde mental, segundo os entrevistados. Para 61% dos participantes da pesquisa, programas culturais reduzem o estresse, assim como a sensação de tristeza e solidão; além de 57% afirmarem que a cultura eleva a qualidade de vida em geral.

A preferência por atividades culturais presenciais (28%) é um dos motivadores para a convivência e interação social dos entrevistados. Ainda segundo o estudo, a retomada da população por estas atividades pode ser associada a melhora da economia da cultura.

“Além de representar uma boa parcela do giro econômico do país, poder interagir presencialmente com outras pessoas em um momento de lazer, possibilita a construção de uma sociedade mais harmoniosa e diversa. Isto só confirma que ter acesso a ações, programas e atividades culturais gratuitas e de qualidade deve ser um direito de toda a população, e as Leis de Incentivo auxiliam nesta demanda”, aponta Marco.
 
Compartilhe:

RECEBA NOSSAS NOVIDADES